Entenda como evitar danos as plantas com aspersores de irrigação e manter sua área de produção agrícola saudável

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os sistemas de irrigação são parte fundamental no processo de plantio e cultivo em áreas de produção agrícola. Nossa agricultura representa um enorme setor da economia nacional e garantir bons frutos e altos índices de produtividade em áreas rurais é um grande desafio na rotina de produtores.

A irrigação nada mais é do que o processo de cultivo de plantações no qual as plantas recebem água na quantidade adequada para crescerem fortes, saudáveis, produtivas e apresentarem excelentes resultados  ao produtor agrícola, abastecendo o mercado brasileiro de importação e exportação.

Toda plantação rural deve ser irrigada para que as plantas não sofram com a desidratação e o solo se mantenha em condições adequadas para que a área agrícola renda o índice de produtividade esperado, mas como esse processo é feito?

Como funciona o Aspersor de Irrigação?

O aspersor de irrigação é um equipamento de irrigação utilizado em áreas de produção agrícola que garante que cada área da plantação receba água na medida adequada para garantir a produção com qualidade na propriedade.

A aplicação de água nos sistemas do aspersor de irrigação acontece por meio da divisão de jatos de água em uma grande quantidade de pequenas gotas que alcançam toda a área de produção, caindo sobre o solo na forma de uma chuva artificial que irriga o terreno.

A passagem de água sob pressão através de orifícios presentes nos aspersores é o que permite que ocorra o fracionamento adequado do jato de água, permitindo que a chuva artificial caia sobre o solo e as plantações através do aspersor canhão.

Com o auxílio de um sistema de bombeamento, a água percorre um conjunto de tubulações e adquire a pressão necessária para acionar os aspersores. Em geral, os equipamentos de irrigação estão no subterrâneo em áreas de produção rural, sendo portanto um aspersor subterrâneo.

A pressão da água encaminhada pelo sistema de bombeamento é tamanha que o aspersor subterrâneo é capaz de pulverizar o jato de água mesmo estando abaixo das plantações, rente ao solo.

Assim sendo, o aspersor canhão pulveriza e fraciona os jatos de água necessários para irrigar o solo e as plantações ao longo de toda a área de produção agrícola, evitando danos graves que podem comprometer a produtividade em lavouras e trazer prejuízo aos produtores rurais.

Principal vantagem em se ter um Aspersor

Entre as principais vantagens apresentadas pelo uso de aspersores de irrigação, podemos destacar que o dispositivo não necessita a ocorrência de sistematização do terreno, um processo muito comum na instalação de outros dispositivos de irrigação, envolvendo maior custo financeiro e menor praticidade.

O aspersor de irrigação também possui  disponibilidade de alcance em uma maior área cultivável, podendo ser instalado facilmente em grandes áreas de produção rural sem que ofereça qualquer tipo de limitação quanto ao horário de aplicação, problemas de erosão do solo ou danificação das lavouras.

Evite danos em suas plantações por meio do aspersor de irrigação! Visite o site da Agrobombas e confira nossa linha de aspersores para irrigação, o dispositivo mais adequado para cuidar das suas áreas de produção agrícola! Aproveite nossas ofertas!



Comentários no Facebook