Como aumentar a qualidade e produção de lavouras

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O agronegócio brasileiro é um dos principais segmentos da indústria nacional. Mesmo perante aos períodos de crise econômica enfrentados nos últimos anos por diversos países, a agricultura exerce um papel de destaque fundamental para a balança comercial do país.

A produção agrícola brasileira é responsável por abastecer o mercado nacional e estrangeiro, importando e exportando a variada produção agrícola que temos disponível em nossas áreas de plantação e cultivo de lavouras.

Para manter este segmento em pleno funcionamento e assegurar a balança comercial brasileira, é necessário atenção redobrada para garantir a manutenção da qualidade de produção das lavouras brasileiras, mas como isso é feito?

Visando aumento na qualidade de cultivo e melhor manejo na área de produção das lavouras brasileiras, separamos as principais recomendações para que você invista na manutenção da sua produção agrícola da maneira mais adequada. Confira abaixo:

●    Práticas de produção agrícola sustentável

Em meio a tecnologias e técnicas inovadoras de manejo das lavouras, há uma prática que se sobressai na manutenção da produção agrícola brasileira em anos mais recentes: o esforço coletivo de produtores rurais, governantes, consumidores e da indústria para uma produção agrícola sustentável, reduzindo os danos ao solo e ao meio ambiente no plantio, cultivo e manutenção de lavouras.

Reduzir os impactos ambientais na produção agrícola consiste em adotar práticas sustentáveis para garantir a qualidade do solo e dos processos de produção, resultando em uma produção maior e de melhor qualidade.

●    Investimento em agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma técnica de produção agrícola ligada à tecnologia de gerenciamento de lavouras, sendo uma das principais técnicas de cultivo e manejo em anos mais recentes do agronegócio brasileiro.

A tecnologia consiste em detectar, monitorar e orientar produtores rural através de um sistema de gestão geral da lavoura, oferecendo melhora significativa no índice de produtividade, aumento da renda e redução dos impactos ambientais no cultivo e manejo das lavouras e demais áreas de produção agrícola.

●    Uso de fertilizantes

O uso de fertilizantes em solo de produção agrícola tornou-se um verdadeiro tabu entre os produtores rurais. Muitos são os que defendem o uso desenfreado dos fertilizantes, enquanto outros abominam a prática ou apresentam receio em usá-los.

Para aumentar a qualidade de produção das lavouras, o uso consciente de fertilizantes durante a adubação é o mais recomendado pelos especialistas em produção agrícola.

O adubo auxilia no aumento de produtividade e permeia o solo em meio à sucessivas adubações, permitindo que o produtor diminua a quantidade de fertilizante em adubações futuras para evitar excessos.

O acompanhamento do processo de adubação mensurando a qualidade do solo de cultivo é a maneira mais adequada de garantir o uso moderado de fertilizantes.

●    Equipamentos para irrigação

Aliada à técnicas de manejo sustentáveis e tecnologias de ponta, a irrigação em lavouras brasileiras por meio do uso de equipamentos para irrigação rende ótimos resultados no aumento de produtividade e qualidade de plantio e cultivo.

O uso de equipamentos para irrigação otimiza tempo de produção e garante que toda a área de produção seja manejada e irrigada, enquanto que o uso de rodas d água para bombeamento de água na irrigação evita o desperdício de água.



Comentários no Facebook